segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O telhado sustentável !!!

 Você sabia que pintando as telhas de branco, reduz o calor e as emissões de CO2 ?


Segundo pesquisas recente do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, mostrou que pintar os telhados de branco ajuda a combater o aquecimento global. Explica-se: enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar. Com isso, cidades com mais telhados brancos sofreriam menos com o calor. 
Além disso, a temperatura interna também diminui e, assim, os ambientes exigem menos ar condicionado – o que reduz o consumo de energia e as emissões de CO2. “Um telhado branco de 100 m² compensa cerca de 10 toneladas de gás carbônico, o equivalente à emissão anual de uma típica casa americana”, afirma Marcos Casado, gerente técnico do Greenbuilding Council Brasil, que lançou o site One Degree Less para disseminar a prática. “No Brasil, essa solução teria um efeito ainda maior se incluíssemos também as fachadas, como já se faz na costa do Mediterrâneo há séculos”, diz Roberto Lamberts, especialista em eficiência energética em edificações e professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).



Fonte: http://casa.abril.com.br/materia/pinte-o-telhado-de-branco-e-ajude-o-planeta

     Esse assunto muito me agrada, contribuir com o meio ambiente é parte dos nossos valores. 
    A cobertura de casa será com telhas de fibro cimento, sem amianto, com espessura de 6mm 1,10 X 2,44 M,  pensamos nas telhas portuguesas e romanas, mas o custo é alto e nossa missão é viver bem com menos. 
    Encontrei diversas pessoas vendendo e doando por preços camaradas, telhas romanas, portuguesas ou francesas no Mercado livre ou Olx . Seria uma bela economia, porém calculando e pesquisando, esse modelo será mais viável no momento, as vigas de madeiras, recebemos de presente do meu pai...Pedreiro sempre possui bugigangas guardadas e para minha sorte, a laje da mamãe esta cheia de madeiras perfeitas. 
    Teremos uma laje de mais ou menos 45 metros para construir as futuras suítes e da mesma forma iremos cobrir com as telhas de fibro cimento... As dicas do site acima são de grande valia, a casa ficará charmosa, agradável e confortável. 

  Observem a beleza dessa casa com telhas de fibro cimento, só faltou pintar de branco...  rsrs 
Obs Foto retirada da internet, caso seja da sua autoria, entre em contato para ela ser removida.

      A relação que tenho com a sustentabilidade é antiga , quando fiz faculdade foi a matéria que mais estudei, passo sempre o conceito a frente, procuro mostrar esse exemplo para minhas filhotas, não sou consumista, sou contra o desperdício, tenho a visão que tudo pode ser reaproveitado, talvez o que não sirva para você, poderá servir para mim, assim contribuímos com diversos fatores , dentre eles o bem estar físico e social.

Você conhece sua pegada ecológica ? Conheça mais acesse: WWF Brasil.



Próximo postagem, será sobre reaproveitamento, que fizemos e vamos fazer na obra.

Obrigada pela visita!!! 

2 comentários:

  1. Nossa, adorei a postagem e vou conversar com o maridão, ver se rola pintar o telhado de branco. Valeu a dica. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Sabrina, vc poderá fazer lá na sua casa sem problema algum, pois não irá alterar o layout já programado ou poderá mudar as cores conforme suas necessidades. Abraços!

      Excluir